Para dar início a esta sessão vamos ver um webinar disponibilizado pela DGE onde se apresenta o testemunho de três professoras a lecionar no Agrupamento de Escolas de Casquilho e no Agrupamento de Escolas de Santo António. Estas professoras partilham algumas das formas de trabalho que desenvolvem com os alunos, em diferentes contextos, fazendo ainda referência à avaliação formativa e à importância do feedback. Além disso, no decorrer deste webinar, temos também a oportunidade de observar que, em vez de adotar uma metodologia expositiva, assente na transmissão de informação, o professor dedica-se, sobretudo, a apoiar os alunos no trabalho que realizam.
Atualmente,
em pleno século XXI, as mudanças continuam com a inserção das Tecnologias da Informação
e Comunicação (TIC) no ambiente escolar e no contexto social. Neste caso, o
professor deixa de ser a única fonte de saber e o estudante tem acesso a todo o
tipo de informação através das TIC.
A sala de aula ganha um novo formato e novas propostas que surgem vão além de conhecimentos e conteúdos
específicos, vão além do escrever, ler e
contar. Mais uma vez novos paradigmas chegam ao cenário educacional e o
professor necessita de se organizar, aprender e ensinar novos saberes. O
que reforça a necessidade de usar novas metodologias de ensino e recursos
tecnológicos nas suas aulas e fora delas. As Metodologias Ativas de
Aprendizagem propõem uma aprendizagem em que o aluno é o protagonista do saber,
orientado e mediado por um professor que em vez de expor conhecimento, desafia
e proporciona situações problemas que o aluno deve aprender a ultrapassar, desenvolvendo, assim, a sua autonomia. Sublinhe-se que tudo isto,
apesar de ser uma exigência atual, leva tempo para ser assimilado pelos principais
stakeholders (professores, alunos e encarregados de educação). Utilizar as TIC
e as Metodologias Ativas no contexto de sala de aula requer um perfil de
docente com competências que dê resposta a uma geração que nasceu no digital e que está aberta aos mais diferentes tipos de informações e
dispositivos tecnológicos.
Para que tal aconteça, planear
uma aula com desafios, com problemas, com o uso de tecnologia e cujo
protagonista seja o estudante, exige do professor uma postura diferenciada e um
planeamento adequado para responder a uma geração de alunos, ativos, ou seja com
uma condição diferente do aluno passivo que aguarda receber as informações de
seu professor.
Com esta formação pretende-se dar resposta às
solicitações da sociedade digital e conseguir produzir uma mudança nas nossas
práticas pedagógicas através de:
Tutoriais
Parte 1- Tipos de perguntas
Parte 2- Criar e configurar perguntas
Parte 3 - Criar configurar e partilhar um formulário
Parte 4 - Analisar os resultados do formulário
Parte 5 - Criar formulários adaptáveis e dinâmicos
Parte 6 - Criar um questionário com avaliação
Parte 7 - Enviar feedback através do questionário
Google Drive
4 - Opções de partilhas de ficheiros e pastas
O Padlet
2- Criar e partilhar um Padlet.
3- Criar publicações no Padlet.
Mentimeter
1- O site
3- Apresentações interativas com o Mentimeter
Canva
3- Adicionar elementos a uma publicação
4- Trabalhar com alunos no Canva
Genially
2- Criar e partilhar uma apresentação
3- Adicionar elementos básicos
4- Adicionar elementos interativos
5- Adicionar elementos multimédia externos
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