segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM AS TIC

 


Para dar início a esta sessão vamos ver um webinar disponibilizado pela DGE onde se apresenta o testemunho de três professoras a lecionar no Agrupamento de Escolas de Casquilho e no Agrupamento de Escolas de Santo António. Estas professoras partilham algumas das formas de trabalho que desenvolvem com os alunos, em diferentes contextos, fazendo ainda referência à avaliação formativa e à importância do feedback. Além disso, no decorrer deste webinar, temos também a oportunidade de observar que, em vez de adotar uma metodologia expositiva, assente na transmissão de informação, o professor dedica-se, sobretudo, a apoiar os alunos no trabalho que realizam.



Atualmente, em pleno século XXI, as mudanças continuam com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar e no contexto social. Neste caso, o professor deixa de ser a única fonte de saber e o estudante tem acesso a todo o tipo de informação através das TIC.

A sala de aula ganha um novo formato e novas propostas que surgem  vão além de conhecimentos e conteúdos específicos,  vão além do escrever, ler e contar. Mais uma vez novos paradigmas chegam ao cenário educacional e o professor necessita de se organizar, aprender e ensinar novos saberes. O que reforça a necessidade de usar novas metodologias de ensino e recursos tecnológicos nas suas aulas e fora delas. As Metodologias Ativas de Aprendizagem propõem uma aprendizagem em que o aluno é o protagonista do saber, orientado e mediado por um professor que em vez de expor conhecimento, desafia e proporciona situações problemas que o aluno deve aprender a ultrapassar,  desenvolvendo, assim,  a sua autonomia. Sublinhe-se que tudo isto, apesar de ser uma exigência atual, leva tempo para ser assimilado pelos principais stakeholders (professores, alunos e encarregados de educação). Utilizar as TIC e as Metodologias Ativas no contexto de sala de aula requer um perfil de docente com competências que dê resposta  a uma geração que nasceu no digital e  que está aberta  aos mais diferentes tipos de informações e dispositivos tecnológicos.

 Para que tal aconteça, planear uma aula com desafios, com problemas, com o uso de tecnologia e  cujo protagonista seja o estudante, exige do professor uma postura diferenciada e um planeamento adequado para responder a uma geração de alunos, ativos, ou seja com uma condição diferente do aluno passivo que aguarda receber as informações de seu professor. 

Com esta formação pretende-se dar resposta às solicitações da sociedade digital e conseguir produzir uma mudança nas nossas práticas pedagógicas através de: 

     - Utilização de metodologias autónomas e colaborativas/ ativas e participativas, com recurso às TIC, no processo de ensino e aprendizagem;

         - Utilização crítica das TIC como ferramentas transversais ao currículo;

       - Partilha de experiências / recursos/ saberes no seio da comunidade educativa;

       - Estímulo a estratégias pedagógicas, com recurso às TIC, promotoras de metodologias inovadores;

       -  Adoção de práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalho prático com as TIC;

   - Produção, utilização e avaliação de recursos educativos digitais potenciadores da construção de conhecimento;

     - Mudança de práticas, com a integração de ferramentas de comunicação e interação à distância, no processo de ensino e aprendizagem;

     - Desenvolvimento de projetos/ atividades que potenciem a utilização das TIC em contextos inter e transdisciplinares;

       - Promoção de momentos de reflexão decorrentes da Prática letiva com recurso às TIC.


Tutoriais

Google Forms

Parte 1- Tipos de perguntas

Parte 2- Criar e configurar perguntas

Parte 3 - Criar configurar e partilhar  um formulário

Parte 4 - Analisar os resultados do formulário

Parte 5 - Criar formulários adaptáveis e dinâmicos

Parte 6 - Criar um questionário com avaliação

Parte 7 -  Enviar feedback através do questionário


Google Drive

1- A ferramenta Google Drive

2 - Criar pastas e documentos

3 - Gerir pastas e ficheiros

4 - Opções de partilhas de ficheiros e pastas


O Padlet

1- O que é o Padlet?

2- Criar e partilhar um Padlet.

3- Criar publicações no Padlet.


Mentimeter

1- O site

2- Introdução completa

3- Apresentações interativas com o Mentimeter


Canva

1- O que é o Canva?

2- Utilizar um template

3- Adicionar elementos a uma publicação

4- Trabalhar com alunos no Canva



Genially

1- O que é o Genially?

2- Criar e partilhar uma apresentação

3- Adicionar elementos básicos

4- Adicionar elementos interativos

5- Adicionar elementos multimédia externos

6- Gamificação no Genially

7- Criar um PDF interativo